O edifício tem franca relação com seu entorno, a Av. 24 de Outubro, resultado da harmonia criada entre o grão do projeto e as edificações vizinhas.
Pela ótima localização, a permeabilidade visual e física é uma das principais características desse projeto. Os brises verticais ganham protagonismo no projeto quando encontram a movimentada avenida. Assim, conseguimos solucionar tanto a questão da incidência solar quanto a permeabilidade visual, tirando partido da forma e movimento desses elementos. As circulações também possuem iluminação natural e buscam respiros nas fachadas norte e sul. Sua materialidade precisava demonstrar conceitos e diretrizes traçados na construção criativa do projeto e, por isso, escolhemos o Alumínio Anodizado com Pintura Bronze.
O projeto de apartamentos compactos possui todos os atributos que o produto requer: localização privilegiada em uma avenida estruturadora com mobilidade, acessibilidade, serviços e comércio nas proximidades. Com unidades de 1 dormitório, foi um desafio conceber o pavimento tipo e proporcionar uma fachada ativa para a cidade. As esquadrias do edifício foram pensadas para comporem o cenário urbano da avenida. O contraste da fachada é fruto das diferentes tipologias do projeto.
O acesso foi tratado como uma extensão do espaço público, conectando interior e exterior de maneira fluída. Em todos os espaços, como contraponto à compacidade da área privativa, buscamos a amplitude: pé-direito alto, escada protagonista versátil e lounge com 200m². As áreas condominiais foram pensadas como respiro, descompressão e pontos de encontro.
Amplitude, biofilia, luz natural e visual para a cidade. Os corredores da edificação não são apenas locais de circulação, são pontos de encontro, praças suspensas. A busca por amplitude e bem-estar no centro do projeto.
O terraço é fruto da concepção de projeto: um edifício que se integre ao seu bairro com propostas de usos coniventes com a persona do projeto. Desse modo, a área condominial do terraço é projetada para ser usada 24h por dia. De um mergulho na piscina ao drink no bar, buscamos atrativos que somados garantem uma ambiência única, tendo como perspectiva nossa querida cidade.
LOCAL: R. 24 de Outubro - Porto Alegre, RS
ÁREA: 7.998,36m²
PROJETO: 2020
CLIENTE: Melnick
Lider de Projeto: Camila Sanvitto
Projeto Arquitetônico: IDEIA1
Equipe do Projeto: Cristina Martins, Gabriel Grandó, Luís Henrique Villanova, Amanda Lauxen, Camila Sanvitto
Projeto de Interiores: Maena
Projeto de Paisagismo: Creare Paisagismo
Projeto Estrutural: Estúdio 3 Engenharia de Estruturas
Projeto Elétrico e Hidrossanitário: Optare Engenharia
Projeto de HVAC: Engemestra
Projeto de PPCI e Orçamentação: Optare Engenharia
Projeto Luminotécnico: Studio Fos
Projeto de Modulação: Gobbato Arquitetura
Imagens: Roberta Gewehr