JP REDENÇÃO_

O projeto surge da oportunidade de se trabalhar em uma localização única na cidade, justo em frente ao parque Farroupilha. No pavimento térreo, uma base contida por uma marquise contínua cria o alinhamento urbano e respeita o entorno já consolidado. O revestimento unitário da base, com chapa metálica perfurada, cria uma unidade para o conjunto ao mesmo tempo em que unifica todas as aberturas e infra estruturas existentes junto ao alinhamento.
As unidades tipo são estúdios de 23m² onde buscamos a melhor solução de planta para garantir várias possibilidades de leiaute dentro de um mesmo apartamento. Como o programa consiste em unidades compactas em um bairro central, todas unidades contam com espaço para bicicletas ao lado da porta de entrada dos apartamentos, garantindo que as bicicletas tenham protagonismo no dia a dia dos usuários.
As fachadas são tratadas com pequenos balcões em chapa perfurada, criando um degradê de cores e evitando a monotonia que um grande edifício poderia causar na paisagem. Na fachada principal, buscamos uma linguagem simples e contemporânea, sem excessos. As áreas comuns do edifício ficam concentradas nos dois últimos pavimentos, conectados por uma grande escadaria ao ar livre que serve como arquibancada para apreciar a vista privilegiada do parque.

Ficha Técnica_

LOCAL: Av. João Pessoa, 735, Porto Alegre, RS

ÁREA: 11.458,64m²

PROJETO: 2019

CONSTRUÇÃO | 2019-2023

CLIENTE: Cyrela

STATUS: 2020-2023

Projeto Arquitetônico: Ideia1 Arquitetura

Equipe do Projeto: Marcos Laurino, Angélica Crusius, Tamara Santos, André Landini, Luís Henrique Villanova, Gabriel Grandó

Projeto de Interiores: 0e1 Arquitetos

Projeto de Paisagismo: Daniel Dillenburg

Projeto Estrutural: Vantec

Projeto Elétrico e Hidrossanitário: FB Assessoria e Projetos

Projeto de HVAC: Engemestra

Projeto de PPCI e Orçamentação: Optare

Imagens: Neorama

Rua Liberdade, 50
Porto AlegrePOA | Brasil

T: +55 51 3613031
E: contato@ideia1.com.br